Notícias

06 de marco de 2025

Fiéis participam de Santa Missa de Cinzas

Ocorreu na última quarta-feira, 05 de março, data que marca o início da Quaresma, as Santas Missas da Quarta-feira de Cinzas, na Igreja Matriz São Pedro. No total, foram realizadas duas Celebrações, ambas com a imposição das Cinzas. A Santa Missa realizada às 18h, foi celebrada pelos sacerdotes Edson Gilberto Cecchin, Vilmar Dal’ Agnol, Aldo Colombo, com a participação dos diáconos Rodrigo Antunes e Fernando José da Costa e frei Sidimar Pressi.

Além disso, nesta celebração compareceram os Ministros Extraordinários da Eucaristia e representantes das trinta comunidades pertencentes à paróquia, que após a Bênção das Cinzas foram enviados para suas comunidades.

Na homilia, Frei Edson destacou a importância do período da Quaresma, momento propício para o abandono de tudo que afasta de Deus e, consequentemente, oportuno para a conversão. Também citou os três elementos fundamentais para a vivência desse momento de forma intensa e verdadeira, são eles: Jejum, Esmola e Oração, todos importantes no processo de transformação da vida e restauração do nosso coração.

Por último, comentou sobre a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo lançamento ocorreu no dia 5 de março, e possui como tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema “Deus viu que tudo era muito bom.” (Gen 1,31), este, motivado principalmente pelos 800 anos da composição do Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis e pelos 10 anos de publicação da Carta Encíclica Laudato Si’ (Papa Francisco).

Após a Santa Missa, ocorreu a imposição das cinzas a todos os fiéis presentes. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem recordar de nossa fragilidade, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. Assim, a intenção deste sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. A morada definitiva é o céu.

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar