via-sacra-e-bencao-das-ervas-medicinais_10_5004.jpg

15 de abril de 2022

Via Sacra e benção das ervas medicinais

Nesta sexta-feira Santa pela manhã ocorreu na Igreja matriz São Pedro, a tradicional Via Sacra. Tal devoção consiste em percorrer espiritualmente o caminho de Jesus desde o Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário enquanto carregava a Cruz, assim como a oportunidade de interiorizar o seu sofrimento.

Essa tradição teve origem no século X, onde os fiéis, que peregrinavam à Terra Santa e visitavam os lugares sagrados da Paixão de Jesus, continuaram recordando os passos da Via Dolorosa de Jerusalém em suas pátrias, unindo essa devoção à Paixão.

Com relação ao seu significado, “Via Crucis”, ou Via Sacra, significa em latim “O caminho da Cruz”. Este caminho é formado por 14 estações que representam determinadas cenas da Paixão, cada uma corresponde a um acontecimento especial ou a maneira especial de devoção relacionada a tais representações.

Após a Via Sacra, ocorreu a Celebração com benção da Macela. Este ato foi instituído pela paróquia São Pedro há alguns anos, com o objetivo de abençoar as ervas medicinais, tais como Macela, Cidreira, Camomila dentre outros.