Notícias

triduo-pascal-inicia-com-celebracao-do-lava-pes_10_4983.jpg

14 de abril de 2022

Tríduo Pascal inicia com Celebração da Instituição da Eucaristia

Na última quinta-feira, dia 15, iniciou-se o Tríduo Pascal com a Santa Missa da Instituição da Eucaristia através da Ceia do Senhor. Essa celebração passou a ser realizada na quinta-feira, a partir dos séculos IV e V, acrescentando como parte da cerimônia o rito de lava-pés que antes era complementar.

Na Santa Missa da Ceia do Senhor, a Igreja faz memória da última ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai, seu Corpo e Sangue, sob as espécies de Pão e Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores, instituindo assim o Sacramento da Eucaristia e da Ordem Sacerdotal.

Além disso, neste rito, Jesus ao lavar os pés dos seus discípulos, busca demonstrar seu amor para cada um, e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de sua mensagem, isto porque na época de Jesus somente os filhos lavavam os pés de seus pais e os escravos. Desta forma, está celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.

A Santa Missa foi celebrada pelo Frei Clemente Dotti e concelebrada pelos Freis Jadir Segala e Lauvir Secco. A celebração contou também com a participação do Projeto Crescer, através do coral e do movimento de Emaús, por meio da encenação. Ao final, Frei Jadir, convidou a comunidade a praticar o silêncio como forma de preparação e reflexão para a Paixão e Morte de Jesus na Cruz.

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar