setembro-mes-dedicado-a-biblia_10_4522.jpg

03 de setembro de 2021

Setembro: Mês dedicado a Bíblia

Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil como mês da bíblia em razão da celebração da memória do Grande Santo e doutor da igreja São Jerônimo celebrada no dia 30 de setembro. A pedido do Papa Dâmaso (366-384) São Gerônimo preparou uma excelente tradução da Bíblia em latim, a partir do hebraico e do grego; a chamada Vulgata. Foi um trabalho gigantesco que demandou cerca de 35 anos nas grutas de Belém, onde ele realizava esse ofício, vivendo uma austera vida de oração e penitência. São Jerônimo dizia que quem não conhece os Evangelhos não conhece Jesus.

Conhecer a Palavra de Deus é fundamental para todo cristão. A Carta aos hebreus diz que “a Palavra de Deus é viva, eficaz, mais penetrante do que uma espada de dois gumes, e atinge até à divisão da alma e do corpo, das juntas e medulas, e discerne os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4,12).

Ao Celebrar o mês da bíblia a igreja nos convida a conhecer mais a fundo a palavra de Deus e a vive-la e ama-la cada vez mais.  As sagradas escrituras são uma das colunas que sustentam a nossa igreja e a nossa Fé. E são um instrumento preciosíssimo para conhecermos a Deus. Se queremos ser discípulos e missionários de Cristo é fundamental e indispensável o conhecimento e vivencia de sua palavra.

Nós cremos em Cristo e acolhemos as escrituras como palavra de Deus por que elas dão testemunho de Cristo. A palavra de Deus foi escrita por homens mas inspirada pelo Espirito Santo. A Palavra de Deus tem o poder de transformar vidas, de curar, restaurar, edificar e de quebrar corações de pedra e transformar em corações de carne, abertos para Deus e sensíveis ao sofrimento dos irmãos. Se não fosse o Espirito Santo a palavra não seria viva desta forma. Toda a Bíblia é inspirada por Deus e útil para ensinar, repreender, corrigir e formar na justiça. Por ela o homem de Deus  torna-se perfeito e capacitado para toda boa obra.  Para entender a Bíblia primeiro você deve ser igreja, ela precisa ser lida e interpretada dentro do  mesmo espirito em que ela foi escrita. O católico lê a Bíblia diante de uma tradição que recebemos mediante o que a igreja sempre nos ensinou sobre estes  escritos sagrados.

Está escrito no Livro do Profeta Geremias, “Vossa palavra constitui a minha alegria e as delicias do meu coração”(Geremias 15,16).

Que a palavra de Deus também possa ser a alegria e as delicias do nosso coração como foi para o profeta Geremias.

Por Cristian Passos