semana-santa-emociona-comunidade-paroquial_10_833.jpg

21 de abril de 2019

Semana Santa emociona comunidade paroquial

ntre os dias 14 a 21 de abril, aconteceu a Semana Santa em Garibaldi. Conforme dito pelo pároco, Frei Jadir Segala, é o Retiro Espiritual da Paróquia São Pedro. A Semana Santa contou com a participação de crianças, jovens, idosos, doentes e demais pessoas da comunidade.

Na segunda-feira, um grupo de crianças encenou a Última Ceia. Jesus, com doze apóstolos, abençoou o pão e o vinho. No final, os sacerdotes, pais e catequistas pediram a bênção sobre os pãezinhos, que foram distribuídos às crianças. Todos se emocionaram nesta noite tão marcada pela fé e inocência.

Na terça-feira, ocorreu a noite dos jovens, organizada pelo projeto Crescer. Contou com o lindo testemunho de alguns jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude, neste ano, no Panamá; com a entrada luminosa da Bíblia; encenação que mostrou que Deus está sempre ao lado de seus filhos e filhas; e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Na quarta-feira, a noite penitencial fez a comunidade meditar e reconhecer que somos pecadores. A reconciliação permite rever os nossos erros e buscar uma vida guiada pelos ensinamentos de Cristo. Além disso, o Movimento de Emaús encenou o evangelho da Mulher Adúltera, com o olhar de acolher os excluídos da sociedade atual (grávida, mulher com criança, idoso e deficiente).

A Celebração dos Santos Óleos, ocorrida na quinta-feira à tarde, apresenta o toque curativo de Deus na vida das pessoas. Ao final da missa, os idosos, doentes e os demais presentes que quiseram, receberam o Sacramento da Unção, que conforta, ajuda a recuperar a saúde e perdoa o pecado.

O Tríduo Pascal iniciou com a Celebração do Lava Pés e Instituição da Eucaristia, encenado pelos jovens do Emaús. Jesus lavou os pés de seus discípulos e de uma criança, um sacerdote, um homem e uma senhora. Após, o Mestre partiu o pão e o vinho e instituiu o sacerdócio para seus discípulos.

Na Sexta-Feira pela manhã, aconteceu a Via Sacra, organizada pela Ordem Franciscana, e após a Celebração da Macela. À tarde, mais de dez mil pessoas participaram da encenação da Paixão e Morte de Cristo. A celebração teve início na Praça da Matriz e seguiu até a Ermida. Os jovens do Movimento de Emaús representaram com fidelidade o sofrimento de Cristo e o percurso até sua morte de Cruz, que redimiu o mundo. A morte de Jesus nos faz refletir sobre os sofrimentos atuais e sobre nossos pecados.

No Sábado Santo, aconteceu celebração da Ressurreição de Jesus na Igreja Matriz. A morte não tem a última palavra. A esperança do cristão é certeza. Cristo Ressuscitado, juntamente com crianças, convidou a comunidade a amá-Lo e imitá-Lo, entoando a canção “Amar como Jesus amou”. Após, o pároco, Frei Jadir Segala, convidou a comunidade paroquial para a Missão, nos meses de setembro e outubro. As comunidades dos bairros e interior também celebraram a Ressurreição do Senhor.

Fotos: Daniela Radavelli.