Notícias

celebracao-da-vigilia-pascal_10_5096.jpg

17 de abril de 2022

Santa Missa da Vigília Pascal

Ocorreu ontem, dia 16 a Celebração da Vigília Pascal na Paróquia São Pedro. A Santa Missa realizada pelo Pároco Frei Jadir Segala e concelebrada pelos Freis Aldo Colombo, Clemente Dotti, Lauvir Secco e Rogério Miotto, contou com a Encenação da Ressurreição de Jesus, preparado pelo Movimento de Emaús. Além disso, ocorreu o envio do Cristo ressuscitado através dos ministros da Eucaristia, para que estes pudessem realizar as celebrações em suas comunidades.

A celebração da Vigília Pascal antecede o dia da Páscoa, o Domingo da Ressurreição de Jesus, e significa passar “uma noite velando”, pois recorda a passagem bíblica (Mt 28,1-10), na qual um grupo de mulheres chega ao sepulcro para terminar de embalsamar Jesus, mas não encontram seu corpo. Em seguida, um anjo aparece a elas e diz: “Não tenhais medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito! Vinde ver o lugar em que ele estava. Ide depressa contar aos discípulos que ele ressuscitou dos mortos, e que vai à vossa frente para a Galileia. Lá vós o vereis. É o que tenho a dizer-vos.” (Mc 28,5-7).

Neste dia, celebra-se a Ressurreição que consiste na recuperação vital da vida de Jesus para não morrer jamais. Esta ressurreição é a que nos ensina o cumprimento das palavras de Jesus em nossa vida, pois assim como Jesus Cristo morreu e ressuscitou ao terceiro dia, também o cristão que morre em Cristo ressuscitará no fim dos tempos.

A liturgia é rica nos sinais, nos gestos e símbolos. É na Vigília Pascal que acontece a bênção do fogo. O Círio Pascal, uma vela bem grande, é aceso no fogo novo, trazendo o ano que estamos vivendo e duas letras do alfabeto grego, ou seja, o Alfa e o Ômega, que representam Jesus, nossa Luz, Princípio e Fim de tudo e de todos, Senhor do tempo e da história!

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar