quaresma_10_4197.jpg

21 de fevereiro de 2021

Quaresma é tempo de oração, jejum e caridade

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Assim o evangelista resume a misericórdia de Deus para com o seu povo. “Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna." (Jo 3, 16). A inexplicável, porém magnífica Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo que amplifica o antigo significado da Passagem do povo hebreu do Egito em direção à terra prometida é também a nossa maior festa: a Páscoa.

Para bem celebrarmos a festa da Páscoa e recordarmos a Paixão de Cristo, a Igreja sabiamente suscita em seus fiéis a boa vivência da Quaresma como uma preparação para adentrarmos adequadamente no mistério de Jesus. A Quaresma é o tempo de 6 semanas antes da Páscoa que devemos viver com profunda solenidade, preparando o nosso coração para a celebração da morte e Ressureição de Cristo. A Quaresma inicia com a Quarta-Feira de Cinzas representando a nossa pequenez diante de Deus, dia que recordamos que somos pó e ao pó vamos retornar (Gn 3, 19). Com o coração contrito e olhos fixos em Deus a Igreja nos convida a praticarmos Jejum, Oração e Caridade.

Na Mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2021, o Pontífice nos ilumina:

JEJUM

“O jejum, vivido como experiência de privação, leva as pessoas que o praticam com simplicidade de coração a redescobrir o dom de Deus e a compreender a nossa realidade de criaturas que, feitas à sua imagem e semelhança, n'Ele encontram plena realização.”

“O jejum [...] ajuda a amar a Deus e ao próximo,...”

O Santo Padre também nos explica que “jejuar significa nos libertar de tudo que nos atravanca, seja a saturação de informações e produtos de consumo”, convidando-nos a pensar: O que tem atravancado a minha vida?

ORAÇÃO

“No recolhimento e oração silenciosa, a esperança é-nos dada como inspiração e luz interior, que ilumina desafios e opções da nossa missão;”

A oração é o diálogo com o Pai que nos responde: “Se vós, pois, que sois maus, sabeis dar boas coisas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai celeste dará boas vindas aos que lhe pedirem." (Mt 7, 11))

Pergunte-se: Como está a minha oração diária?

CARIDADE

“Viver uma Quaresma de caridade significa cuidar de quem se encontra em condições de sofrimento, abandono ou angústia por causa da pandemia de Covid-19. Neste contexto de grande incerteza quanto ao futuro, lembrando-nos da palavra que Deus dera ao seu Servo – «não temas, porque Eu te resgatei»

(Is 43, 1) –, ofereçamos, juntamente com a nossa obra de caridade, uma palavra de confiança e façamos sentir ao outro que Deus o ama como um filho.”

Que Jesus Cristo seja o nosso guia nesta quaresma e que sua benção, juntamente com a intercessão de sua Mãe, Maria, desça sobre todos nós.

Por Iago Ferret

CATEGORIAS: Geral