paroquia-sao-pedro-recebe-simbolos-da-jtchej_10_5336.jpg

17 de julho de 2022

Paróquia São Pedro recebe símbolos da JTchêJ

Ocorreu na noite do último domingo, dia 17, a visita dos símbolos da JTchêJ (Jornada Diocesana da Juventude) na paróquia São Pedro. A Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romini, foram trazidos pelos jovens da Paróquia São Lourenço Mártir, de Coronel Pilar. A Santa Missa, foi celebrada pelos freis Jadir, Clemente, Aldo, Rogério e Lauvir. Durante a celebração, Frei Jadir convidou para que todos os jovens transmitissem o semblante de Cristo, durante as visitas às comunidades da paróquia.

A Jornada Mundial da Juventude conta com o acompanhamento de dois símbolos: a Cruz Peregrina e o Ícone De Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do evangelho e acompanharem os jovens.

A Cruz Peregrina é um verdadeiro sinal de fé. Possui 3,8 metros de altura, e foi construída a propósito do ano santo, em 1983, sendo confiada por São João Paulo II aos jovens no Domingo de Ramos do ano seguinte, para que fosse levada por todo o mundo. Desde aí, iniciou uma peregrinação que já a levou aos cinco continentes e a quase 90 países.

Já, o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani, acompanha a Cruz Peregrina desde 2000, e retrata a Virgem Maria com o Menino nos braços. Este ícone foi introduzido ainda pelo Papa São João Paulo II como símbolo da presença de Maria junto aos jovens. Possui 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura, e o seu ícone original encontra-se na basílica de Santa Maria Maior, em Roma, e é visitado pelo Papa Francisco que ali reza e deixa um ramo de flores, antes e depois de cada viagem apostólica.

A JTCHÊJ é um encontro de preparação para a Jornada Mundial da Juventude, e visa reunir jovens de toda a Diocese de Caxias do Sul, de todos os grupos e movimentos e também jovens que não estão vinculados com a Igreja, em um encontro que contará com momentos de descontração, integração, oração, catequeses e Santa Missa celebrada pelo Bispo Dom José Gislon.

Este ano, a diocese de Caxias do Sul elegeu a região pastoral de Garibaldi para sediar a 6ª JTCHÊJ, que ocorrerá no dia 27/08/22 na comunidade do Cairú em Garibaldi das 14:00 até às 20:00. Participam deste evento, as localidades: Carlos Barbosa, Arco Verde, Marcorama, Coronel Pilar e Garibaldi.

CATEGORIAS: Emaús, Geral, Projeto Crescer