Notícias

maio-o-mesde-maria_10_4287.jpg

12 de maio de 2021

Maio, o Mês de Maria

A religiosidade popular canaliza algumas devoções para determinados meses do ano. Novembro é o mês dos fiéis falecidos, em Outubro lembramos as Missões, enquanto Setembro é dedicado à Bíblia Sagrada. Os santos também têm sus referências temporais; junho é o mês dos (grandes) santos, enquanto maio tem como referência Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. O calendário civil celebra em maio o Dia das Mães, com enfoque comercial.

A devoção à Virgem Maria é tradicional na Igreja Católica. Faz parte do DNA de nossa espiritualidade. Um ranço histórico tentou acusar o Catolicismo de adorar  Maria.  Ela não é uma deusa, é irmã nossa. É mais santa das criaturas. Ninguém como ela entendeu e viveu a Boa Nova anunciada por Jesus. Ela  está tão perto de Deus e, ao mesmo  tempo, está tão perto de nós. Cheia de graça  divina  e – ao mesmo tempo – tão companheira nossa. Maria foi esposa, mãe, dona de casa. Ela foi perseguida e teve de fugir, com José e o Menino, para o exílio, no Egito.

Os evangelhos lembram a presença de Maria, sobretudo, nos momentos difíceis. Em Caná da Galileia salva os noivos de um vexame: faltou vinho na festa de casamento. Maria intercedeu junto ao seu Filho e houve bom vinho até o fim. No alto do Calvário, Jesus confiou ao discípulo João o cuidado com sua mãe.  Mulher, eis ai teu filho e depois disse a João: eis ai tua mãe. “ A partir daquela hora o discípulo a  tomou consigo” (  Jo  19,27 )

Nossa região nasceu mariana. Os primeiros imigrantes, junto com seus pobres pertences, trouxeram um quadro de Nossa Senhora do Caravaggio. Mais tarde, por influência dos Capuchinhos, surgiu e cresceu a  devoção a Nossa Senhora de Lourdes e de Fátima.

Todo o bom filho ama a mãe. Nos amamos Maria, Mãe de Jesus e nossa  mãe. Onde nos baseamos?  Sobretudo, nos dois monumentais capítulos iniciais do Evangelho de Lucas. Todas as gerações a chamarão de bem aventurada diz o Magnificat. E o papa Francisco garante: sem Maria, a comunidade cristã seria órfã. Ela – Maria - continua exortando: “ Fazei tudo o que Ele – Jesus -  vos disser”  ( Jo 2,5)

Frei Aldo Colombo

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar