Notícias

posse-de-ministros-extraordinarios-da-sagrada-comunhao_10_5298.jpg

03 de julho de 2022

Investidura de novos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

No último sábado, dia 02 de julho, ocorreu a Santa Missa e o rito de Investidura de 13 novos Ministros Extraordinários da Eucaristia de nossa comunidade. A celebração foi realizada na Igreja Matriz São Pedro, sendo presidida pelo Pároco Frei Jadir Segala e concelebrada por Frei Rogério Miotto.

O Ministério Extraordinário da Santa Comunhão nasceu depois do Concílio Vaticano II pela necessidade de apoio aos ministros ordinários (bispos, presbíteros e diáconos) na missão  de evangelização. O Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão é um leigo com reconhecida idoneidade cristã, fé esclarecida, adequada preparação doutrinal, comunhão eclesial e vida cristã íntegra.

Além disso, deve ter recebido os três sacramentos da iniciação cristã; ter recebido o sacramento do matrimônio (se viver em união conjugal); demonstrar fé na presença sacramental do Senhor, sólida piedade eucarística e comunhão frequente; ter compromisso na vida pastoral da comunidade que vão servir; ter a devida maturidade humana, honestidade reconhecida e comportamento equilibrado; possuir nível cultural adequado à comunidade que vão servir; e ter boa aceitação pela comunidade a que se destinam.

A função dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão, compreende no auxílio ao sacerdote na distribuição da comunhão na Missa, distribuição da comunhão fora da Missa (aos doentes ou outras pessoas que com razão o solicitem),  administração do viático,  exposição do Santíssimo Sacramento para adoração dos fiéis (mas não a bênção com o mesmo) em situações específicas e presidir a Celebração da Palavra (onde não houver sacerdote).

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar