historia-de-sao-silvestre_10_4077.jpg

31 de dezembro de 2020

História de São Silvestre

São Silvestre I é conhecido como o santo do último dia do ano, tendo desempenhado um importante papel na aceitação do cristianismo pelos romanos. Seu nascimento foi registrado no ano de 285 d. C. em Roma e, ainda jovem possuía o costume de alimentar e abrigar peregrinos que iam a Roma visitar os sepulcros dos apóstolos e mártires cristãos. Por esse motivo, foi preso pelo prefeito de Roma, Tarquino Perpena, que “morreu de desgraça” no dia seguinte – um castigo, segundo a lenda popular. Libertado, Silvestre tornou-se sacerdote e, entre os anos de 314 d.C. e 335 d.C., foi pontífice.

O feito mais notável de Silvestre, foi a cura do imperador romano Constantino o qual teve uma grave doença, com características da lepra, no ano 325, e seus médicos receitaram um banho com sangue de crianças mortas. Mesmo debilitado, o imperador rejeitou o tratamento e recebeu um sinal de Deus como recompensa: sonhou que sua cura estaria com o papa Silvestre I. Ao encontrá-lo, o pontífice garantiu que Constantino deveria ser batizado e ensinou a ele a palavra de Cristo. Livre da enfermidade, o governante adotou o cristianismo como crença oficial do Império. Chegavam ao fim três séculos de perseguição aos cristãos.

Após um longo pontificado, cheio de transformações profundas na vida da Igreja, morre São Silvestre I no último dia do ano 335 d. C., dia em que a Igreja venera a sua memória. Seu sepultamento foi realizado no cemitério de Priscila,  e os seus restos mortais foram transladados por Paulo I (757-767) para a Basílica São Silvestre em Roma, a qual foi erguida em sua memória.

A festa dedicada ao santo se espalhou pelo Ocidente a partir do século 13, sempre em 31 de dezembro, dia de sua morte. No Brasil, a devoção a São Silvestre chegou com os primeiros imigrantes italianos. Existem três paróquias em sua homenagem no país: em Jacareí (SP), Viçosa (MG) e Maringá (PR). A tradicional Corrida de São Silvestre recebe esse nome, devido ao fato de que sua primeira edição foi em 31 de dezembro de 1925, aniversário de falecimento e canonização do santo.

Por Rafaela Geremia Batisti

CATEGORIAS: Geral, Pastoral da Comunicação