dia-de-sao-pedro_10_4322.jpg

04 de junho de 2021

Dia de São Pedro

Dia de São Pedro!

No dia 29 de junho a Igreja celebra a Festa de São Pedro e São Paulo. Nesta data os garibaldenses comemoram a Festa de São Pedro, Protetor e Padroeiro do município de Garibaldi e da Paróquia.

A origem da data leva a uma proposição. Por ser atribuída à época da morte de Pedro, crucificado de cabeça para baixo, pois Pedro dizia que não se sentia digno de morrer da mesma maneira que Cristo. No entanto, recorda-se sobretudo a trajetória deste Apóstolo, o primeiro Papa da Igreja Católica e da sua jornada peregrina levando a Palavra de Jesus por onde passasse.

No Evangelho de Jo 21,15-22 Jesus pergunta à Pedro três vezes: “Simão, filho de João, você me ama?”. E Pedro, firme, no seu amor por Jesus diz: “Sim, Senhor, tu sabes que te amo”. A insistência de Jesus em questionar a mesma pergunta indica saber, o quanto Pedro o amava para confiá-lo à Igreja e na continuação dos ensinamentos de Cristo, colocando-os em prática.

No Angelus de 2013, referente à solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, o papa Francisco menciona: “Pensemos em Pedro. Quando confessou a sua fé em Jesus, não o fez pelas suas capacidades humanas, mas porque tinha sido conquistado pela graça que Jesus transmitia, pelo amor que sentia nas suas palavras e via nos seus gestos [...]”. Desta maneira, tem-se a esperança de que o amor a Cristo também seja envolvido e transmitido entre irmãos e irmãs de forma contínua, de geração para geração.

Para celebrar este momento de graça e amor, a Paróquia São Pedro de Garibaldi convida para a 136ª Festa de São Pedro.  Inicia, com o Tríduo que acontece nas noites de 24, 25 e 26 de junho de 2021 às 19h. Abaixo segue o tema e os objetos para a bênção de cada noite:

Na noite de 24 de junho: São Pedro nos convida ao diálogo fraterno! (trazer, os celulares, para a bênção).

Na noite de 25 de junho: São Pedro nos ensina a cuidar da vida! (trazer, frascos de álcool em gel, afim de serem abençoados).

Na noite de 26 de junho: Família, berço do cuidado e da Fé! (trazer, as fotografias de família, a para que sejam abençoadas).

E continua com a Missa Festiva dia 29 de junho às 10h. Todas as celebrações ocorrerão na Igreja Matriz São Pedro.

Referencias:

A Santa Sé – Vaticano. https://www.vatican.va/content/francesco/pt/angelus/2013/documents/papa-francesco_angelus_20130629.html.

PUBLICADO POR: Secretaria Paroquial
CATEGORIAS: Festa de São Pedro, Geral