Notícias

santa-ana-e-sao-joaquim_10_4463.jpg

26 de julho de 2021

Dia de São Joaquim e Santa Ana

Com alegria a Igreja celebra hoje a memória dos pais de Nossa Senhora e avós de Jesus: São Joaquim e Sant’Ana. Em hebraico Joaquim significa “Javé prepara ou fortalece” e Ana exprime “graça”.

O Protoevangelho de S. Tiago narra que Joaquim era um homem piedoso e muito rico e habitava próximo a Jerusalém. Um dia enquanto levava as ofertas ao templo, o sumo sacerdote Ruben disse-lhe: “Tu não tens o direito de fazer, pois nao geraste prole”. Joaquim e Ana eram um casal que se amava verdadeiramente, mas não tinham filhos, e já com idade avançada, não poderiam tê-los. E segundo a mentalidade judaica, não ter filhos era uma maldição divina.

Magoado pelas palavras do sumo sacerdote, Joaquim foi até as doze tribos de Israel para verificar se as palavras de Ruben eram verdadeiras. Tendo percebido que todos os homens piedosos tinham filhos, não teve coragem de voltar para casa e retirou-se para a montanha, e durante 40 dias suplicou a Deus, entre lágrimas, orações e jejuns.

Ana também sofria pela esterilidade e pela “fuga” de seu marido. Por isso também entregou-se em intensa oração, suplicando a Deus para ter um filho. Durante as suas orações um anjo apareceu-lhe e anunciou: “Ana, Ana, o Senhor escutou a tua oração, e tu conceberás e darás à luz, e falar-se-á da tua prole em todo o mundo”. Assim se sucedeu, e após alguns meses Ana deu à luz.
O protoevangelho conclui: Decorridos os dias necessários, purificou-se, deu o peito à criança chamando-lhe Maria, ou seja, “predileta do Senhor”.

Gratos a Deus pelo dom recebido, os piedosos pais educaram com amor a pequena Maria, que aos três anos foi levada ao templo para ser consagrada ao seu serviço de acordo com a promessa feita pelos dois, quando imploraram a graça de um filho.

A mãe da Virgem possui muitos padroados, é sobretudo padroeira das mães de família, das viúvas, e é invocada nos partos difíceis e contra a esterilidade conjugal. As parturientes dirigem-se a ela para obter de Deus três grandes favores: um parto feliz, um filho saudável e leite suficiente para o poder amamentar.

Sao Joaquim e Sant'Ana se tornaram os padroeiros dos avós e neste dia 26 de julho, celebramos seu dia e rezamos pelos nossos queridos avós.

São Joaquim e Sant'Ana rogai por nós!

 

Por Milena Gedoz e Matheus Ferronatto

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar