dia-de-sao-joao-maria-wianey_10_4464.jpg

04 de agosto de 2021

Dia de São João Maria Vianney

"Se soubéssemos bem o que é um padre na terra, morreríamos: não de medo, mas de amor". Essa frase foi dita por São João Maria Vianney, também conhecido como Santo Cura D’Ars.

Ele nasceu em 08 de Maio de 1786, em Dardilly na França, época em que sopravam-se ventos da Revolução Francesa. Por esse motivo, ele recebeu o sacramento da sua confissão em casa por um sacerdote que não havia jurado fidelidade aos revolucionários. Da mesma forma, em um celeiro, durante uma Missa clandestina, ele fez a sua Primeira Comunhão. Mesmo com todas as dificuldades, desde pequeno Wianney já sabia que queria ser sacerdote.

Era filho de camponeses e aos 17 anos, ainda não sabia ler e escrever. Mesmo assim, sabia de cor orações e possuía uma forte religiosidade, graças a sua mãe. Foi nessa idade, que ele se sentiu chamado ao sacerdócio. Ele sentiu muita dificuldade para entender e responder seus professores, pois devido a sua formação tardia na escola, não sabia falar direito o latim. Seus poucos conhecimentos culturais não impediram a sua ordenação sacerdotal, que aconteceu em 13 de agosto de 1815, aos 29 anos de idade.

Ele ficou conhecido como Santo Cura D’Ars, pois em 1818, foi enviado para Ars, uma pequena Aldeia, situada na França. Ali, ele iniciou ali uma jornada árdua de oração, catequese e confissões não só para o povo de Ars, como também dos arredores. Fundou o Instituto da Providência para acolher órfãos, fazia visitas a enfermos e famílias necessitadas, restaurou a igreja do local e organizou quermesses na festa do Padroeiro.

Em sua caminhada, ele se destacou por administrar o sacramento da Confissão. Passava até 16 horas por dia no confessionário para ouvir e oferecer o perdão aos fiéis. A pequena cidade de Ars ficou conhecida como “grande hospital da Almas”, pois, todos os dias, penitentes de todas as partes da França, iam até ele para se confessar. O santo Cura D’Ars vigiava e jejuava para ajudar os fiéis a expiarem os pecados.

Era desprendido dos bens materiais, a tal ponto que dormia no chão do quarto, porque doou sua cama. Comia batatas e, eventualmente, um ovo cozido. Tinha o hábito de dizer que “o demônio não tem tanto medo da disciplina, mas teme realmente a redução de comida, bebida e sono”.

Ele foi chamado junto ao Pai em 04 de agosto de 1859, aos seus 79 anos de idade. Na cidade de Ars, foi construído um Santuário a ele consagrado, onde possui seus restos mortais. Ainda hoje, milhares de peregrinos visitam o local. Sua beatificação aconteceu em 1905, pelo Papa PioX. Já a Canonização, em 1925 pelo Papa Pio XI, que em 1929 foi proclamado “padroeiro dos párocos do mundo”.

Hoje 4 de agosto, a Igreja celebra São João Maria Vianney que é o padroeiro dos sacerdotes, por isso, neste dia também se celebra o Dia do Padre.

São João Maria Vianney, rogai por nós.

Por Patrícia Felipin

CATEGORIAS: Geral