Notícias

celebracao-da-paixao-do-senhor_10_5044.jpg

16 de abril de 2022

Celebração da Paixão do Senhor

Dando continuidade a programação da Semana Santa, ocorreu na tarde da última sexta-feira a Celebração da Paixão do Senhor, a qual foi presidida pelo Pároco Frei Jadir Segala e concelebrada pelo Freis Aldo Colombo, Lauvir Secco, Clemente Dotti e Rogério Miotto. Esta celebração litúrgica celebra a morte do Senhor, e junto com ela é também realizada a celebração da Palavra, que termina com a adoração da Cruz e Comunhão Eucarística, com as hóstias consagradas na Quinta-feira Santa.

A celebração da Paixão e Morte de Jesus na Cruz, também chamada pelos mais antigos de "Sexta-feira maior" é o momento em que, toda a Igreja Católica se une em penitência, abstinência e jejum. Neste dia, as diversões devem ser suspensas, os prazeres, mesmo que legítimos, devem ser evitados. Também não é celebrado a Eucaristia e nenhum sacramento, exceto a Reconciliação e a Unção dos Enfermos.

A meditação da Paixão do Senhor deve nos mostrar o quanto é hediondo o pecado. É contemplando o Senhor na Cruz, destruído, flagelado, coroado de espinhos, abandonado, caluniado, agonizante até a morte, que entendemos quão terrível é o pecado. Por último, este dia não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito e meditação diante da morte do Senhor, que, ao morrer, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. A cruz erguida sobre o mundo continua de pé como sinal de salvação e de esperança.

Ao término da Celebração, ocorreu a encenação da Paixão e Morte do Senhor, está realizada pelo Movimento de Emaús. Frei Jadir realizou um pequeno momento de reflexão com as seguintes palavras: "Através de sua morte, Jesus nos convida a olhar para nossas próprias mãos, e através delas praticar a solidariedade, o carinho, dando continuidade a construção da história do reino de Deus."

Fotos: Daniela Radavelli e Pastoral da Comunicação

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar