Notícias

bairro-alfandega-realiza-festa-em-honra-a-padroeira_10_5313.jpg

11 de julho de 2022

Bairro Alfândega realiza festa em honra à padroeira

Ocorreu no último final de semana à festa em honra a Padroeira Nossa Senhora do Carmo, na comunidade do Bairro Alfândega. A programação intensa, iniciou no dia 07 de julho com a realização do tríduo que se estendeu até o dia 09. No domingo, dia 10 de julho ocorreu o dia festivo da padroeira, com a realização da Santa Missa às 10h, presidida pelo pároco Frei Jadir Segala e com coroação da Nossa Senhora.

Ao término da celebração, foram apresentados os festeiros para o ano de 2023. São eles: Ari Manteli e esposa Tercila Rama Mantelli; Evandro Bergonzi e esposa Marli Bergonzi; José Marques Branco e esposa Lourdes Merlin Marques Branco e Rudimar Sartori e esposa Simone Sartori. O almoço foi servido na modalidade "Pegue e Leve" (Combo), onde foram comercializados o total de 270 ingressos.

As homenagens em honra à Nossa Senhora do Carmo, conhecida como a Virgem do Carmelo, tiveram suas sementes semeadas nove séculos antes do nascimento da Virgem Santa Maria. Naquela época, o profeta Elias, morando no Monte Carmelo, teve a visão da vinda da Bem-aventurada Santa Mãe de Deus. Ele viu que a Virgem Mãe se elevava em uma pequena nuvem, trazendo uma chuva providencial que salvaria Israel de uma grande seca, ou seja: por meio dessa visão, o profeta Elias recebeu a profecia do Mistério da Virgem e Mãe e do nascimento do Filho de Deus, prenunciando assim a plenitude dos tempos.

A devoção a Nossa Senhora do Carmo tem origem no século XII, quando um grupo de eremitas começou a se reunir para se dedicarem à oração e à penitência no Monte Carmelo, localizado na Palestina, iniciando um estilo de vida pobre, humilde e simples, ao lado da fonte de Elias, que se estendeu ao mundo todo. Foi ali, naquele Monte Carmelo, que os eremitas construíram uma pequena capela em homenagem à Nossa Senhora já no primeiro século.

No ano de 1251, diante de tempos muito difíceis, Simão Stock suplicou à Virgem Maria um sinal de proteção contra os inimigos da fé. Em sua oração, Simão Stock disse à Maria: “Flor do Carmelo, vinha florífera, Esplendor do céu, Virgem fecunda, singular. Ó Mãe benigna, sem conhecer varão, aos Carmelitas dá privilégio, Estrela do Mar!”.

Naquele momento de prece, que Simão Stock recebeu uma mensagem, uma visão de Nossa Senhora, que lhe deu um escapulário, assegurando a promessa de proteção para todos aqueles que o usassem. Ela lhe disse: “Recebe, filho amado, este escapulário de tua Ordem como sinal distintivo e a marca do privilégio que eu obtive para ti e para os filhos do Carmelo. Quem morrer revestido com ele será preservado do fogo eterno. Ele é sinal de salvação, defesa nos perigos, aliança de paz e de uma proteção sempiterna!”.

A partir da aparição de Nossa Senhora do Carmo a Simão Stock, a Ordem do Carmo, em pouco tempo, começou a florescer na Europa, divulgando o uso do escapulário. Logo no início dos tempos modernos, com a colonização da América, essa devoção alcançou também o Novo Mundo, permanecendo firme até os nossos dias.

 

Fotos: Letícia da Fonseca Bortolini

PUBLICADO POR: Pastoral da Comunicação
CATEGORIAS: Geral

Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.
Entendi e Fechar