Pesquisar no site
Mensagem da Semana

16/11/2017
LEIGOS EM MISSÃO

Por orientação da Conferência Nacional dos Bispos – CNBB – o ano de 2018 terá o Leigo como referência maior. A sugestão foi acolhida na recente Assembleia Paroquial que direcionou a caminhada pastoral de 2018 com o Lema: LEIGOS EM MISSÃO, NA FAMILIA, IGREJA E SOCIEDADE. Participaram da Assembleia Paroquial as comunidades, os Serviços e Movimentos da Paróquia São Pedro. A organização esteve com a Executiva de Pastoral. O lançamento do lema e da caminhada pastoral serão feitos no Domingo de Ramos, dia 25 de março.
A palavra Leigo vem do grego laós, isto é povo. Na igreja primitiva não se falava em leigos, mas havia o Povo de Deus com ministérios e carismas. O historiador e teólogo Henrique Dussel afirma: Leigo é cristão com plenos direitos e deveres, a quem não falta nada. É completo em sua missão e não recebe da Igreja o poder e o dever da Missão. É inerente ao batismo. Os leigos são pedras vivas, consagrados pelo Batismo para construir o Reino na dimensão espiritual, com os presbíteros e – especificamente -como construtores do Reino Temporal.
Outro grande objetivo do Ano pastoral de 2018 será preparar as Missões Populares, a serem pregadas pelos Freis Capuchinhos, em setembro e outubro de 2019.
Frei Aldo Colombo.

09/11/2017
O FIM E O SEM FIM

Novembro encosta no fim do ano e nos faz pensar no nosso fim com a lembrança de Finados. Recordamos os mortos. Temos certeza da morte pela morte dos outros e a quase convicção de que a morte não é para nós. Ao mesmo tempo sentimos presente a vida dos que morreram. Existe um fim e uma continuidade. Assim como fim de ano não é fim do tempo, mas dá lugar ao início de um novo ano, a vida concluída no percurso do tempo emenda na vida eterna. O anseio inato de vida sem fim é confirmado pela promessa daquele que venceu a morte: “Quem crê em mim, eu o ressuscitarei”(Jo 6, 40).
Garibaldi.
Frei Celeste J. Conte.

29/10/2017
OS QUATRO IRMÂOS

Eram quatro irmãos de nomes estranhos: Qualquer Um, Ninguém, Alguém e Todos.
A casa não ia bem. Alguém reclamou porque as tarefas que Qualquer Um deveria fazer, não foram feitas por Ninguém. E isto incomodou a Todos. Houve murmurações. Alguém poderia ter feito a tarefa - coisa relativamente fácil - assim como Qualquer Um, mas Ninguém fez. Todos colocaram a culpa em Todos, mas Ninguém assumiu a responsabilidade por aquilo que Qualquer Um poderia fazer.

Esta família é muito conhecida. Quantas vezes reclamamos: eles não deveriam ter feito..., Mas quem são “eles”? Eles, isto é, os outros. Um dia melhoraremos e então, Qualquer Um fará a tarefa em favor de Todos.
Frei Aldo Colombo.

10/10/2017
Mês Missionário e do Santo Rosário.
Em outubro celebramos duas vertentes temáticas de vivência da fé e espiritualidade. As Missões, que marcam as reflexões em nossas comunidades, de como estamos sendo propagadores do Reino de Deus a partir de nossas ações à luz do grande Missionário Jesus Cristo. É também o mês do Rosário, de antiga tradição, convidando-nos a uma vida de oração comunitária e familiar. Estes dois temas se completam, pois necessitamos de uma densa vida espiritual de oração e testemunho de Jesus Ressuscitado. Somos essencialmente missionários. E convidados a sermos uma "Igreja em Saída".
Frei Jadir Segala

03/10/2017
SEMEAR BELEZA E NÃO POLUIÇAO E DESTRIÇÃO

O mês de outubro oferece destaques significativos: Mês das missões, mês do
Rosário, São Francisco de Assis (4), Dia da Criança (12), N. Senhora Aparecida (12),
Dia do Médico (18 – S. Lucas)...
Na primeira semana o destaque é São Francisco, sua conversão, sua
espiritualidade, sua influencia na sociedade da sua época e na história que se seguiu,
as ordens religiosas surgidas com ele e as diferentes ramificações da vida consagrada
inspiradas no seu testemunho de vida, além dos franciscanófilos (os admiradores do
santo).
O amor à natureza caracterizou a vida de Francisco, a ponto de chamar irmão e irmã
a cada criatura animada ou inanimada, pois entendeu que tudo procede do mesmo
criador. A ecologia, a casa comum é tema preocupante hoje devido ao mau uso e os
abusos que se cometem levando o meio ambiente à degradação. O Papa Francisco
alerta com a carta encíclica ’Laudato Si’, inspirada no Cântico das Criaturas de S.
Francisco, sobre os cuidados que se fazem urgentes. Transcrevemos aqui a bela
ORAÇÃO POR NOSSA TERRA do mesmo Papa no final da encíclica:
Deus Onipotente, que estais presente em todo o universo e na mais
pequenina das vossas criaturas, Vós que envolveis com a vossa ternura tudo o
que existe, derramai em nós a força do vosso amor para cuidarmos da vida e da
beleza. Inundai-nos de paz, para que vivamos como irmãos e irmãs sem
prejudicar ninguém.
Ó Deus dos pobres, ajudai-nos a resgatar os abandonados e esquecidos desta
terra que valem tanto aos vossos olhos. Curai a nossa vida, para que protejamos
o mundo e não o depredemos, para que semeemos beleza e não poluição e nem
destruição.
Tocai os corações daqueles que buscam apenas benefícios à custa dos pobres
e da terra. Ensinai-nos a descobrir o valor de cada coisa, a contemplar com
encanto, a reconhecer que estamos profundamente unidos com todas as
criaturas no vosso caminho para a vossa luz infinita. Obrigado porque estais
conosco todos os dias. Sustentai- nos, por favor, na nossa luta pela justiça, o
amor e a paz. (Papa Francisco).
Frei Celeste J. Conte.

16/09/2017
As minhas palavras não passarão
Em 2016, o Oxford Dictionaries elegeu o vocábulo “pós-verdade” como a palavra do ano na língua inglesa. É um neologismo em que se admite que, numa sociedade mediática, não existem mais fatos, apenas versões. A mentalidade que esta palavra sugere é devastadora, sobretudo no campo religioso.
A Igreja católica fundamenta sua fé em duas fontes: a Tradição e a Bíblia Sagrada. Por Tradição entendemos as verdades vividas na comunidade cristã desde o seu início. É esta Tradição viva que que nos garante a autoridade da Bíblia no campo da salvação. A Bíblia é a Palavra de Deus, portadora da Verdade. No passado surgiu a teoria da livre interpretação da Bíblia. Cada um interpreta como quiser e tudo é verdade. Na prática, a livre interpretação da Bíblia é um viveiro de erros e divisões no Cristianismo.
A Bíblia contém a Verdade que Deus quer revelar. Precisamos saber o que a Bíblia diz e não o que eu entendo. Carregada de séculos, a Bíblia precisa ser analisada com critérios seguros. Precisamos conhecer o texto, o contexto, o tempo em que foi escrita esta passagem, o gênero literário e associá-la ao conjunto da Bíblia. Ai não haverá pós-verdades. A Palavra de Deus não passará ( Mt 24,35 ) Um critério seguro: acolher a Bíblia a partir da comunidade. Eu creio aquilo que a comunidade cristã crê.
Frei Aldo Colombo

28/08/2017
Setembro: mês dedicado a Bíblia.
O mês de setembro é o mês dedicado à Bíblia. Setembro foi escolhido como mês da Bíblia porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo. São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais, hebraico e grego para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
Hoje a Bíblia é o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e está em quase todas as casas. A Bíblia é o livro mais impresso em toda a história da humanidade.
A Bíblia, "Palavra de Deus" é o fruto da comunicação entre Deus que se revela e a pessoa que acolhe e responde à revelação. Na Bíblia encontramos a histórias do Povo de Deus, que teve o dom de interpretar sua realidade à luz da presença de Deus e compreender que a vida é um projeto de amor que parte de Deus e volta para Ele. A Bíblia é o centro de nossa liturgia Cristã, por ela Deus comunica-se com a comunidade.

Frei Jadir Segala

22/08/2017
VIDA CONSAGRADA
A terceira semana do mês vocacional é dedicada especialmente à Vocação Religiosa ou Vida Consagrada, distinta da Vocação Clerical (padres,diáconos)e da vocação Laical, no entanto todas formando o mesmo povo de Deus, em diferentes ângulos. Os leigos, incorporados a Cristo pelo batismo, exercem sua parte na missão de todo o povo cristão na Igreja e no mundo (Vat.II,76).
Os/as religiosos/as tem como missão de testemunhar a possível transfiguração do mundo e oferecê-lo a Deus no espírito das bem-aventuranças(idem 77). A vida religiosa se fundamenta nos conselhos evangélicos: castidade consagrada, pobreza e obediência. A partir disto, cada instituto programa suas leis internas conforme a espiritualidade e missão a que se propõe.
S. Francisco assumiu como regra básica “Viver o Evangelho de N. S. Jesus Cristo”. A vida consagrada “constitui um dom divino que a Igreja recebeu do Senhor e por graça dele sempre o conserva... como uma árvore frondosa e admiravelmente variegada, ..floresceram as diversas modalidades... as quais vão aumentando, tanto para o proveito dos próprios membros, quanto para o bem de todo o Corpo de Cristo”(Vat.II 115).
As diferentes vocações, desempenhando cada qual sua missão específica a serviço do povo de Deus, embelezam o único ramalhete de oferta agradável ao Senhor, vida de todos.
Frei Celeste J. Conte

13/08/2017
Oração da Família

Jesus, Maria e José – Família Sagrada de Nazaré - a vós dirigimos nossa oração, pois em vós contemplamos o esplendor do verdadeiro amor.
Que a ternura de Maria, nossa mãe, ensine nossas famílias a se deixarem iluminar pela Palavra de Deus. Que a presença de José, esposo de Maria, fortaleça nossas famílias como espaço de vida saudável, comunitária e missionária.
Que o amor de Jesus, nosso irmão, abençoe nossas famílias, aqueça nossos lares no respeito à vida desde sua concepção até o término natural. Jesus, Maria e José, Sagrada Família de Nazaré, protegei nossas famílias. Amém
(Semana Nacional da Família: 13 a 20 de agosto de 2017)
Frei Aldo Colombo.

06/08/2017
A Missão de ser Pai é o reflexo de Deus

No mês vocacional celebramos a vocação e a missão de ser de Pai.
Pais, todos vocês foram e são filhos. Foram educados em uma família. Há valores que passam de geração em geração e a dignidade de sua família encontra-se em saber valorizar os pequenos ensinamentos do passado e olhar para frente com Esperança. A missão confiada aos pais não é assegurada somente quando os filhos são apenas crianças. Precisamos ter bons mestres tanto nos ensinamentos como em atitudes, os filhos são para sempre e vós pais sois eternos formadores de caráter dos filhos independente de idade.

Frei Jadir Segala.

Primeira Anterior 1 2 3 Próxima Última