Comunidades

  • seta
  • Ferroviário
  • seta

Santa Rita de Cássia – Bairro Ferroviário

Comunidade fundada no ano 1982, participam desta 230 famílias.
Na 4ª  sexta-feira de cada mês é celebrada a missa.

História da Padroeira:
Santa Rita de Cássia


Rita era inclinada à oração e à solidão, aborreciam-lhe os divertimentos e passatempos profanos. Seus pais, por interesse, não a deixaram entrar para o convento. Era filha única.
Foi forçada a casar com homem violento. Seu casamento durou 18 anos. Com a morte do marido restaram-lhe os dois filhos gêmeos que também morreram aos 14 anos. Resolveu então entrar para a congregação das irmãs agostinianas. Não foi aceita por ser viúva.
Seus santos protetores eram João Batista, Agostinho e Nicolau Tolentino. Estes santos lhe apareceram e a convidaram para ir com eles. Foi arrombada a porta do convento bem protegida com correntes e a levaram bem no meio do coro das irmãs onde estavam recitando o Santo Ofício. Rita assim pode ser admitida como irmã.No claustro sua vida foi de uma intensidade  verdadeiramente heróica. Meditava longamente a paixão de Cristo e por isso é apresentada com um crucifixo na mão.
Nasceu na Itália em 1381 e morreu em 1457, com 76 anos de idade. É  chamada padroeira das coisas impossíveis e seu dia é 22 de maio. É a santa das rosas, que lembram sua caridade pra com os pobres.