Comunidades

  • seta
  • Alfândega
  • seta

Nossa Senhora do Carmo – Bairro Alfândega

Comunidade fundada no ano de 1913, possui 356 famílias.
No 4º sábado de cada mês é celebrada a missa.

História da Padroeira: 
Nossa Senhora do Carmo


A invocação de Nossa Senhora do Carmo existe em quase todo o Brasil e provém da Palestina ou Terra Santa. Segundo o Antigo Testamento, após o desafio entre o profeta Elias e os sacerdotes de Baal, Deus mandou do céu o fogo e queimou o sacrifício de Elias. O profeta costumava orar nesta montanha.Nos primeiros tempos do cristianismo construíram um convento sob a invocação da Virgem.
Na época das Cruzadas, um calabrês, chamado Bertoldo, cumprindo um voto, para lá se retirou com alguns companheiros e fundou a Ordem das Carmelitas. Após a retirada dos cruzados a ordem foi transferida para a Europa.
A Ordem se compõe  de três ramos: O primeiro, para os homens que se dedicavam ao sacerdócio.  O segundo para as mulheres de sistema contemplativo, reformando por santa Tereza De Àvila. O terceiro para leigos, a Ordem Terceira Carmelita. É célebre no Brasil a imposição do escapulário de Nossa Senhora do Carmo, por ocasião da primeira eucaristia, com o compromisso de rezar três Ave Maria diariamente.
Sua festa é celebrada no dia 16 de julho.