Pesquisar no site
Casamento
Sacramento do Matrimônio

O matrimônio é uma instituição natural, que foi elevada por Cristo à dignidade de  Sacramento. É um sinal sagrado, instituído por Cristo, que confere a graça e abençoa o amor do homem e da mulher. Por ser um Sacramento de Cristo, a cerimônia do matrimônio precisa  realizar-se num espaço sagrado. Os próprios noivos são os Ministros deste sacramento, o Padre é apenas o assistente religioso.
         Para a validade deste Sacramento são necessárias três  condições com as quais os noivos devem, necessariamente, concordar e manifestar, através do  Sim. As três condições: ser de livre e espontânea vontade dos dois, ser para sempre  e a disposição de acolher educar os filhos na Fé.
         O Curso de Noivos é condição para a recepção deste Sacramento. Na verdade, trata-se apenas de algumas horas num sábado à tarde. Este curso  acontece algumas vezes ao ano e os noivos devem inscrever-se antecipadamente.
         No dizer do Vaticano II, o lar é a igreja doméstica, ou, a pequena igreja, a primeira e mais importante escola da vida cristã.  Tudo o que acontece na Comunidade, deve, de alguma maneira acontecer no lar: a prece, ação de graças, o perdão, leitura da  Palavra...  O Sacramento do matrimônio marca a mais ampla vocação do povo de Deus. São os  leigos, fiéis a Cristo, unidos pelo amor e pelo Sacramento. Os pais são os primeiros catequistas, os primeiros evangelizadores de seus filhos.